terça-feira, 26 de julho de 2011

Por que... Placas de Carro


                Você anda pelas ruas de Dublin, ou qualquer outra parte da Irlanda e nota como as placas dos automáveis são diferentes do Brasil. Você já imaginou que haja alguma razão lógica para que elas sejam do jeito que sejam?
                Pois, se isso já tirou seu cérebro da inércia, entenda como funciona. Agora, se isso nunca te passou na cabeça ou você não chegou a ver um, então faça uma pausa... respire... e pergunte-se: por quê?
                A placa dos automóveis na Irlanda é composta de dois números, uma letra e então uma série numérica. Acima algumas palavras e o símbolo da União Européia. Tomemos a foto abaixo como exemplo e o que significa cada item:


União Européia - Como membro da União Européia, a Irlanda apresenta no canto esquerdo da placa uma faixa com o tom de azul e símbolo que representa o bloco econômico. Logo abaixo a sigla "IRL" que identifica de qual país membro se trata.

00 - Os dois primeiros números indicam o ano que o ano foi fabricado. Ou seja, neste caso, o carro foi fabricado no ano de 2000.

D - A letra indica de que cidade é o carro. No caso da letra "D" ela indica a cidade de Dublin.

86789 - Número de série de registro do automóvel

Baile Átha Cliath - Localizado sempre acima das informções alfa-numéricas da placa, os dizeres são na verdade o nome da cidade do automóvel, mas em gaélico (língua materna original da irlanda). Neste caso, Baile Átha Cliath, é como é chamada a cidade de Dublin em gaélico, afirmando a informação da letra "D".



              Motoristas que obtiveram sua carteira de motorista a pouco tempo devem adesivar seus respectivos carros com o adesivo como da ilustração acima, que significa "learning" (aprendendo em tradução literal). O adesivo deve estar colado tanto no parabrisa quanto no vidro traseiro, alertando assim que o motorista (da frente ou de trás) seja paciente e compreensível.
               Agora que você entendeu como ler uma placa de automóvel irlandesa, faça sua lição de casa decifrando as placas abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!