sábado, 5 de março de 2011

Dicas de Viagem 05 - Knackers

                Assim como em qualquer parte do planeta, existe violência e vandalismo. E Dublin não é exceção à regra. Por aqui há um grupo minoritário e de nível sócio-econômico desfavorecido apelidado de Knackers. E quando falamos de violência em Dublin, esse grupo está quase sempre presente nas histórias contadas por aqueles que presenciaram e/ou sofreram alguma violência. Vamos deixar claro porém que quando usamos o termo violência, não quer dizer necessariamente briga a base de socos e pontapés, mas também provocações e insolência em público.
                De certo você não quer se meter em encrencas. Então vamos a dicas para evitar dores de cabeça:

Quem são?
                São em geral crianças e adolescentes pertencentes a um grupo sócio-econômico inferior que moram nas partes periféricas do centro da cidade. Basicamente, são jovens que gostam de gastar o tempo no centro da cidade importunando e provocando as pessoas por pura diversão. O governo dá suporte e assistência a eles que vamos descrever mais adiante.

Por que knackers?
                O termo é pejorativo e você deve tomar muito cuidado ao pronunciá-lo na rua, pois é considerado ofencivo e consequentemente você pode comprar briga por isso. O termo provém da palavra knacker, que é atribuído a pessoas que trabalham com animais que não tem mais utilidade, e knackery que é o local onde esses animais são abatidos.

Como identificá-los?
                Costumam andar em grupos e vestir calças de moletom cinza e tênis branco (roupas fornecidas pelo governo). Como é normal de adolescentes, andam falando alto e/ou fazendo bagunça e provocações.

Onde eles se encontram?
                 Basicamente, quanto mais próximo do centro da cidade, mais você os verá. Não há lugar que possamos dizer que seja 100% livre de knackers, mas há sim locais onde há uma maior concentração deles. A região de Summerhill e Mountjoy Square. A razão é porque o governo fornece a eles de tempos em tempos uma espécie de vacina para prevenção de doenças nessa região, e então muitos destes jovens acabam por levar as seringas para injetar drogas. Além de não morar muito longe deles lugares. Por isso se você for procurar um lugar para alugar, procure evitar essas regiões, que infelizmemente são as que mais tem ofertas disponíveis se você entrar no Orkut em comunidades oferecendo moradia para brasileiros. E sim (mas não é absoluto), há de fato mais knackers do lado norte do rio do que ao sul. Se você estiver passando pelas passarelas de madeira que margeiam o rio Liffey, fique atento pois eles costumam ficar em grupos fumando, bebendo e usando drogas.

Dicas para evitá-los?
                   Como você deve saber, comprar cigarros na Irlanda é extremamente caro (cerca de €8,00 o maço), então estar em um lugar não muito movimentado, onde você sabe que passam knackers pode ser um chamariz. Eles podem acabar por se aproximar para pedir um cigarro e se você negar pode arranjar uma briga.
                    Algumas vezes você pode ser abordado na rua por um deles perguntando se você tem um isqueiro. Neste caso, seja educado e diga que você não tem ou não fuma. Não seja grosso para não parecer uma afronta.
                   Não fique encarando-os. Essa é uma dica que, como você deve saber, vale para qualquer país, cidade e grupo.

O que fazer se eles o seguirem ou importunarem?
                   Finja que não é com você. Não dê “corda”, pois é exatamente isso que eles querem. Finja que você não os viu atravesse a rua ou entre em alguma loja. Não ceda as provocações (mesmo que eles atirem algo em você, e mesmo que quem tenha atirado seja um bando que crianças), afinal, você pode ser um cara/garota de uma capital brasileira movimentada e acostumado a ficar atento com a malandragem, mas não está em seu país, e é muito mais provável que outros (mais velhos e mais fortes) deles venham ajudar a bater em você do que o contrário.

Histórias infelizes
                    Se para você pode parecer um exagero ou você é muito "macho" seria melhor você tomar como exemplo um grupo de amigos que estudam em nossa escola.
                    No Ano Novo de 2010, quatro amigos saíram para comemorar com seus gorros de Natal na cabeça (estranho eu sei), e na frente de um pub um deles sentiu alguém tentando levar seu gorro. Ele segurou a tempo, tirou satisfação e partiu para cima dos 2 knackers, que apanharam e logo fugiram. Não muito tempo depois ao dobrarem a esquina, deram de cara com cerca de 20 deles. Bem, a situação estava bem diferente. Resultado: um conseguiu fugir, o segundo caiu no chão e protegeu o rosto ficndo pouco ferido, o terceiro apanhou e tem cicatrizes no lábio e o quarto (e mais azarado) ficou 2 semanas hospitalizado e está sem audição em um dos ouvidos (que segundo o médico irá ser recuperada com o tempo). 
Já escutamos e até presenciamos algumas coisas, mas a contada acima é a mais ilustrativa do ditado: "Melhor prevenir do que remediar.".

14 comentários:

  1. To indo e se olhar atravessado eu vo MAta!

    ResponderExcluir
  2. oi muito legal suas dicas adorei tenho que vai ajudar muita gente inclusive eu é assustador confesso que fiquei com muito medo.
    Você sabe me dizer qual é a frequencia desses ataques, e se eles atacam mulheres também?
    isso é uma particularidade de Dublin ou acontece esses ataques em outras cidades como Bray e Cork?

    ResponderExcluir
  3. minha segunda semana aqui, meu terceiro dia de bike e hoje voltando de bike pra casa, arremessaram 2 ovos em mim, mas nenhum me atingiu... vou ficar por 6 meses, qual a chance de a mira deles funcionar e, por quantas vezes, no restante do periodo? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, estou fechando um intercambio ainda para este ano para dublin. Confesso que fiquei assustada com o depoimento acima. Estou pesquisando bairros também.. onde você estava quando foi atacado? Sofreu mais alguma coisa quando ficou por lá?

      Excluir
  4. Senhores, os caras não tem nada a perder. A chance de um ovo bater em vc é de 63,4% vide IBGE.

    ResponderExcluir
  5. My ѕpouѕe and I absοlutelу lοve your blog and finԁ
    a lot of your post's to be what precisely I'm loοkіng for.
    Does οnе offeг guеst writerѕ tο ωrite contеnt for you?
    I wоuldn't mind publishing a post or elaborating on some of the subjects you write concerning here. Again, awesome website!

    Feel free to surf to my blog post; V2 Cig Review

    ResponderExcluir
  6. KNACKERS LIXOS TEM QUE SEREM
    M
    O
    R
    T
    O
    S :D !!!



    EXTERMINATOR

    ResponderExcluir
  7. aaaaah o medo de pobre!
    na Irlanda os knackers, no oeste europeu os ciganos, no Brasil os favelados...
    um conselho util aqui pra vc que vai viajar (e pra vida em casa tambem, pq não, ne..?):
    seja respeitoso, sem medo. não aja como se possuir coisas te fizesse pertencer a uma casta "socio economica superior"... isso só faz de vc um consumidor apto a consumir mais embalagens, te deixa com medo de perde-las (ja que representam sua "superioridade" em um lugar pra onde vc ja vai com complexo de inferioridade por ser outsider) e transmite arrogancia e superficialidade. atitude de cagão traz sensação de vantagem pra quem costuma ter de lidar sempre com a desvantagem, cachorro morde quem faz cara de coelho... não tenha medo das pessoas. conheça-as.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a pessoa que te jogou um ovo enquanto tu andava de bicicleta estava louca pra te conhecer.
      Isso não é medo de pobre, é apenas um post sobre como se portar perante uma situação que no brasil nao acontece, aqui podemos ter pobreza mas não muitas pessoas que estao na rua para importunar as outras.

      Excluir
  8. Cuidado com os Knackers, galera!! O pior é que o governo faz é passar a mão na cabeça deles em vez de adotar políticas pra mudar essa situação. Gente, eles atiram pedras, ovos, laranjas nas pessoas. Há casos de esfaqueamento, espancamento. Fora a agressão verbal. Muito cuidado. Há zonas em que eles se concentram, mas podem estar em qualquer lugar. Já vi vários relatos.
    Vou deixar alguns links aqui de reportagens falando disso.
    Reportagem do UOL:
    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/09/03/agressoes-e-ofensas-brasileiros-relatam-casos-de-xenofobia-na-irlanda.htm

    Brasileiro que foi esfaqueado:
    http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/brazilian-teen-serious-condition-following-6423991

    Brasileiro atacado no St. Patrick's Day que levou chute na cara (veja o vídeo):
    http://www.independent.ie/irish-news/courts/youths-guilty-of-vicious-attack-on-student-on-st-patricks-day-given-a-chance-to-avoid-criminal-records-30923979.html

    Homem atacado no Temple Bar correndo risco de vida:
    http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/crime/man-fighting-life-after-serious-6422046

    Casal alemão atacado por Knackers:
    http://www.independent.ie/irish-news/german-couple-attacked-by-ten-youths-paddys-day-for-not-having-cigarette-lighter-30113710.html

    ResponderExcluir
  9. Leva uma arma de chumbo pra la, de plastico pra passar no detector... tenho ctz q se eles virem vao sair vazado. kkkkk

    ResponderExcluir

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!