sábado, 7 de maio de 2011

Por que... St. Patrick

"Comprometo-me hoje a Fé da Trindade em Unidade."

                   Saint Patrick é um dos (se não o mais) importante e reconhecido personagem da história irlandesa. Segundo pesquisas, St. Patick nasceu na Grã-Bretanha e aos dezesseis anos foi sequestrado e vendido como escravo na Irlanda, o que foi prática comum durante um bom período. Anos depois, conseguiu fugir de volta a sua terra natal e iniciou então sua vida religiosa. Logo ele retornou à Irlanda como missionário cristão, com objetivo de converter os irlandeses pagãos (que tinham sua crença em deuses e divindades celtas) em cristãos. 
                  Como a imagem do crucifixo era associada à morte, St. Patrick utilizou a imagem do trevo (veja post aqui) para simbolizar e explicar a Santíssima Trindade em uma única unidade divina, que seria Deus. Por esse motivo que a imagem do trevo é tão enraizada no país.
                  Foi atribuído à St. Patrick também, o motivo da Irlanda não ter cobras, apesar do motivo ser climático. É comum ver ilustrações de St. Patrick esmagando cobras com seu cajado, simbolizando sua expulsão da ilha após elas o atacarem enquanto estava 40 dias de jejum no topo de uma colina. A imagem das cobras podem simbolizar neste caso, os pagãos e aqueles que menosprezavam a doutrina cristã.
                  Sua missão de conversão não tem data exata, sabendo-se somente que ocorreu durando a segunda metada do século 5. St. Patrick faleceu no dia 17 de Março, e por esse motivo que a famosa festividade do St. Patrick's Day é celebrada nesta data, em homenagem a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!