sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Visita da Rainha

Loja próxima de onde moramos simpatizamtes do partido político nacionalista Sinn Féin, contrários a monarquia.
 Lá, vendem desde camisetas à canecas contra a rainha.
No banner menor os dizeres: A Rainha não é bem vinda enquanto suas tropas ocuparem a Irlanda.
                  
                     Na terça-feira (dia 17 de Maio), a rainha Elizabeth II veio a Irlanda, especificadamene Dublin para uma visita considerada histórica. Isso pelo fato de ser a primeira visita real desde a Idependência da Irlanda de Londres em 1921.
                   Para quem não sabe, a notícia da visita real não é bem recebida por uma fatia da população irlandesa. Ingleses e irlandeses mantém até os dias de hoje uma rivalidade e antipatia uns pelos outros por motivos históricos e polítivos que se arrastaram durante decadas. Assim como muito ocorreu na história do mundo, países que deviam lealdade ou eram colônias de outros países organizaram levantes, batalharam, reinvidicaram e deixaram muito sangue na história para obter a independência. Com a Irlanda não foi diferente, que fazia parte da Grã-Bretanha e devia lealdade à rainha. Hoje, independente, somente uma pequena parte do país (ao norte, conhecida como República da Irlanda do Norte) faz parte da Grã-Bretanha. A cidade ao norte mais famosa e cenário de muitas revoltas e violência é a famosa Belfast, hoje mais tranquila mas que mantém viva nas paredes da cidade a lembrança dos muitos conflitos.
                   Durante a visita real, nós não estávamos em Dublin, então não presenciamos a agitação e ao mesmo tempo, paralização da cidade com os preparativos. O tempo do trajeto do ônibus ficou absurdamente longo, os itinerários foram ligeiramente mudados perto das ruas onde a rainha passaria, a polícia parece ter se multiplicado e até bomba caseira foi encontrata em ônibus. Sim, o clima não foi dos mais tranquilos, mas sim, infelizmente é verdade a afirmação do primeiro ministro irlandês, Enda Kenny:

"Essas coisas acontecem quando personalidades globais visitam qualquer lugar no mundo"

                   Segundo o que lemos em noticiários, o esquema de segurança montado foi a maior da história do país. Vimos fotos, vídeos e depoimentos de quem ficou na cidade e como uma moeda, tudo tem dois lados. A visita atraiu olhares curiosos e muita gente foi às ruas ver a rainha passar. Por outro lado, cidadãos nacionalistas (a maioria simpatizantes do partido político nacionalista Sinn Féin)protestaram nas ruas e entraram em confronto com a polícia.
Para àqueles que se interessarem, veja no UOL mais sobre a visita e fotos aqui.
                  Se fossemos aprofundar e contar a origem e história dessa revolta, precisaria de mais de um post, então vale a pena sim dar uma pesquisada na internet para saber um pouco mais do motivo e conteúdo de músicas como "Sunday Bloody Sunday" do também irlandês U2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!