Valendo uma paçoquinha... Olhe para a foto acima. Analise por alguns segundos e responda rapidamente: Que horas eram quando esta fotografia foi tirada?
17:00h?
18:00h?
19:00h?
20:00h?
20:30min?
Mais cedo?
Mais tarde?
Em Marte?
Bom, se você respondeu 22:30min, você está certo! Uma paçoquinha para você!
Se você respondeu 4:00h, você está corretíssimo! Outra paçoquinha de prêmio para você!
Sim, sim. Para nós, nativos sul americanos, isso parece estranho, não?
A Irlanda tem diferença de 3 horas a mais em relação ao Brasil em seu fuso horário. Porém todos os anos, a partir do último domingo de Março até o último domingo de Outubro, entra em funcionamento o Horário Standard Irlandês, conhecido popularmente (mas erroneamente) como horário de verão irlandês (aplicado também no Reino Unido). Durante este período o horário é adiantado em 1 hora, como é feito no Brasil. Com a entrada da Primavera e a medida que se aproxima o Verão, os dias tem mais horas de luz. No ápice do Verão, há dias que há somente 4 horas de escuridão.
Atualmente, vemos o céu começar a escurecer as 22:30 e começar a clarear as 3:50 aproximadamente.
Para quem já vivenciou este período, as histórias são engraçadas. Vamos contar uma delas com o codinome do protagonista de João.
João certo final de semana resolveu ir a uma baladinha em Dublin. Eram aproximadamente 23:00h quando ele chegou na tal baladinha com luz no céu. João entrou na baladinha, bebeu, badalou, aproveitou bastante e saiu as 2:30h (horário aproximado que costumam fechar os pubs e baladas). Para a surpresa de João, o céu tinha luz como se fosse de dia. Sim, todo o período de escuridão característico da noite havia passado enquanto ele estava da baladinha! E assim ele não viu a noite naquele dia fatídico... Está parecendo enredo de filme de suspense/ficção. Vou escrever e mandar para o Spielberg!
Para saber sobre o horário exato em diversos países do mundo e seus "horários de verão", acesse 24 Time Zones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!