segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comida



              Potatoes, para os íntimos, batatas. Esse tubérculo é um dos ícones da Irlanda. Fácil de cultivar, não exige muito da terra ou do clima, bastante conveniente para tempos difíceis que a história irlandesa tem em registro. Por isso a popularidade dessas velhas “amigas” na culinária irlandesa. Mas quando o assunto é comida em um país e cultura diferentes, esperamos o mais imprevisível apesar das pesquisas prévias em livros, guias e na boa e velha internet.
              Não sabemos ao certo até onde o que estamos vivenciando é verdade e até onde é apenas um “mito”, afinal de contas, a família com quem estamos morando é como uma costumeira miscigenação brasileira (pai libanês, mãe russa e influência irlandesa).


                     Porém, o café da manhã tradicional irlandês lembra o estilo inglês e norte americano: ovos, linguiça de porco, chorizo branco e/ou preto, bacon em fatias, cogumelos, feijão, torrada ou um pão chamado soda Bread, chá ou café.  Apesar da mudança de hábitos a tradição ainda persiste. Esse estilo de café da manhã ainda não tivemos oportunidade de tomar.

Exemplo da internet de Café da Manhã tradicional irlandês


Almoço
                Essa refeição existe de forma diferente por aqui. Como o café da manhã é mais reforçado o almoço é na verdade um lanche. Pois é dito que o café da manhã reforçado sustenta o trabalhador durante o dia.
                Essa refeição é constituída então por salgados como croissant com chá ou café nos bistrôs, um lanche em um fast-food ou outros em algumas lanchonetes e restaurantes de culinária de outros países como China, Malásia, Itália, Polônia, Turquia, entre outros...
                Andando pelo centro da cidade decidimos entrar em uma pizzaria de fachada charmosa e convidativa, afinal o Diego adora pizza e não deixaria de experimentar uma daqui. Os discos de pizza ficam expostos em uma diminuta vitrine para quem passa por ali na calçada. As plaquetas em frente a cada pizza dá nome as mesmas.

Não tiramos fotos da fachada, mas encontramos uma na internet do Pa Pa Pizzeria.
Ao contrário da foto a rua costuma ser bastante movimentada.

                 O lugar é como chamaríamos no Brasil de “ovo”, pequeníssimo mas aconchegante. Uma bancada longa com vidrinhos de sal, pimenta e catchup fica presa à parede de pastilhas laranja cheio de banquetas prateadas em sua frente. Decorado de forma charmosa, unindo modernidade das luminárias com a estilo clássico dos quadros pendurados estrategicamente. Há lá 3 tamanhos e espessuras de pizza, sendo a da vitrine um pedaço generoso com a espessura de cerca de 2,5cm a 3cm. Esse é o Pa Pa Pizzeria.
Pastilhas laranja dão tom aconchegante. Pimenteiros, saleiros, catchup e
 talheres em um cesto compõe a bancada.

Diego em fantástica mordida a pizza sabor "Anana"

A fatia de pizza da vitrine equivale ao tamanho dessas duas juntas

Eu (Vanessa) com costumeira não vontade de sair em fotos.

Jantar
                Kifah é o cozinheiro oficial da casa. Então tivemos a oportunidade de comer arroz ao estilo árabe, uma pasta de gergelim e outras especiarias muito consumidas no Líbano, e o restante não foi nada muito diferente, como bolinho de carne, macarrão com molho mais ralo, salada de alface e tomates, frango assado, sticks empanados de peixe, a velha pizza e logicamente... batatas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!