sábado, 15 de outubro de 2011

Au Pair - Como ser Au Pair



                  Em nosso post anterior (Au o quê?) explicamos o que era o emprego de Au Pair e suas características gerais. E agora que você está interessado(a), abordaremos aqui e agora, como conseguir um emprego de Au Pair.
                  Abaixo listo um punhado se sites e serviços nos quais me cadastrei para entrar nessa aventura. E apesar de parte deles oferecer serviços extras em contas premium (pagas), sempre usufrui das condições do FREE. Quanto a agências que arranjam o emprego de Au Pair antes mesmo de você viajar, há uma opção (final do post) que lhe ajudará. 
                 Seja você homem ou mulher, se estiver interessado em trabalhar como Au Pair, nanny, babysitter, etc, não deixe de anotar as dicas de sites. Para os que já trabalham e conhecem os sites abaixo ou outros que não estão na lista, deixe um comentário e ajude um pretendente a Au Pair! Mexa-se e boa aventura!


GREAT AUPAIR
Cadastro: Free e Premium
Países Cobertos: Mais de 60 países
Emprego para Homens: Sim. (opção existente no site)
Propostas: Pelo site e e-mail
Descrição: O site é, assim como o nome sugere, um site especializado para famílias que procuram au pairs e pessoas que querem trabalhar como um(a). A organização e detalhamento do site e perfis é excelente, sendo o melhor que vi dentre todos que me cadastrei.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Além de empregos como Au Pair, há também de Nanny, Babbysitter, Pet Sitter (cuidar de animais de estimação), Housekeeper (limpeza e organização), Senior Care (cuidar de idosos).
- As opções de busca da família por um candidato e vice-versa é imensa. Há possibilidade de filtrar por país (mais de 50 opções incluindo Brasil), distância de uma cidade específica, idioma, salário, live-in ou live-out, se o trabalho aceita casais e até se a família é de pai/mãe solteiro(a). Há outras inúmeras opções de filtragem, o que torna a procura bastante específica e perfis super personalizados.
- Há perfis de famílias que negociam com candidatos que ainda estão em seus países natais.
- O único site que encontrei que há opção da família verificar antecedentes criminais do candidato.
- O único site que encontrei que há opção de procura de Au Pair e afins do sexo masculino.
- Para o serviço com os diferenciais oferecidos, há possibilidade de assinaturas por 1 mês ($60,00), 3 meses ($120,00) e 6 meses ($175,00), tendo desconto para contas regularmente ativas.


AU PAIR WORLD
Cadastro: Free e Premium
Países Cobertos: Mais de 60 países
Emprego para Homens: Sim. (opção existente no site)
Propostas: Pelo site e e-mail
Descrição: O site é simples e fácil de navegar. É dedicado exclusivamente às famílias que procuram Au Pairs e pretendentes. A conta free é muito boa, e não vi necessidade de pagar a taxa para conta premium (€39,00 por 60 dias).
Pontos Interessantes e Importantes:
- Os perfis são realmente simples, muitas vezes deixando dúvidas como: onde a família mora ou se a vaga é live-in ou live-out, quando as famílias não deixam explícito no texto.
- Navegar e utilizar as ferramentas do site são fáceis e práticas. Se uma família ou você não está interessado em uma proposta, o site disponibiliza um texto pronto que recusa educadamente a oferta, tendo você que apenas clicar para enviar.
- Você pode fazer uma busca filtrando por interessas e/ou pode usar uma ferramenta do site que mostra automaticamente uma lista de perfis de famílias que combinam com suas qualificações (como saber dirigir, ser fumante ou não, etc)
- Se desejar, o site lhe envia atualizações de novos perfis cadastrados de famílias que possam lhe interessar para seu e-mail.


GUMTREE
Cadastro: Free
Países Cobertos: Mais de 30 países
Emprego para Homens: Há possibilidade*
Propostas: Pelo site e e-mail
Descrição: O Gumtree é na verdade um site tipo fórum de classificados. Nele há anúncios de tudo que possa se imaginar, desde produtos, serviços, lugares para morar, animais de estimação à empregos (de todos os tipos). Todos devidamente divididos em categorias.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Os empregos e outros estão perfeitamente divididos em categorias, o que impede que você que quer ser Au Pair se misture com quem quer ser cozinheiro, por exemplo.
- O Gumtree tem um defeito que realmente incomoda. Ao entrar em uma categoria, você pode rolar a página e ver todos os tópicos postados (já que ele é como um fórum). As opções de filtragem são paupérrimas, sendo uma delas você entrar em "Procuro" ou "Ofereço". Mas com palavras tão vagas e nenhuma descrição, o que devia separar aqueles que oferecem vagas e aqueles que procuram empregos, não serve para nada; Uma vez que você pode publicar "Procuro emprego de Au Pair" como também "Ofereço serviços de Au pair". Ou seja, tudo misturado.
- O Gumtree é constantemente acessado por milhares de pessoas, o que significa que a demanda para uma vaga é gigantesca. Se você viu uma vaga interessante que tenha número de telefone e e-mail por exemplo, escolha telefonar, pois as vagas são disputadíssimas e ganha quem for mais rápido.
- O Gumtree pode (a sua escolha) enviar para seu e-mail os novos tópicos de uma categoria, o que (particularmente) não me ajudou muito, visto que quase todos era pedindo empregos e não oferecendo um.

*Uma vez que não há restrições para que o anunciante a vaga de Au Pair seja mulher. Pessoalmente não vi nenhum anúncio a procura de homens neste site.


ROLLER COASTER
Cadastro: Free
Países Cobertos: Irlanda
Emprego para Homens: Há possibilidade*
Propostas: Pelo site e e-mail
Descrição: O site é dedicado para notícias e necessidades da gravidez e cuidado de crianças pequenas. Há portanto uma seção dedicada para procura de Au Pairs, nannys, babysitters, entre outros.
Pontos Interessantes e Importantes:
- A seção para oferecer e procurar serviços de Au Pair é simplérrima. Tendo como filtragem somente o tipo do emprego, a cidade e se você quer ver anúncios de oferece ou procura este serviço.
- Ele trabalha com um mecanismo simples de tópicos e tem como ponto positivo que o contato da pessoa fica sempre visível se ela preencheu este campo, não sendo necessário que você envie uma mensagem automática do site para ter aprovação deles antes de receber o contato, o que acontece na maioria dos sites.
- Para conseguir um emprego, você tem que ficar de olho o tempo todo nas vagas que aparecem e sempre atualizar e "subir" seu post que oferece seus serviços.
- O site tem opção de lhe enviar por e-mail novos tópicos criados para mantê-lo atualizado sobre vagas.

*Uma vez que não há restrições para que o anunciante a vaga de Au Pair seja mulher. Pessoalmente não vi nenhum anúncio a procura de homens neste site.


CAREWAY
Cadastro: Free e mediante entrevista antes da sua primeira entrevista com família
Países Cobertos: Irlanda
Emprego para Homens: Há possibilidade*
Propostas: Por e-mail e Facebook
Descrição: A Careway é de fato um empresa especializada em encontrar Au Pairs, nannys, babysitters, entre outros, para famílias irlandesas.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Diferentemente dos sites acima citados que você faz tudo pelo computador, a Careway trabalha de forma diferente. O cadastro pode ser facilmente feito através do site e passa por aprovação. Uma vez aprovado a Careway lhe enviará algumas vagas por e-mail (recebi pouquíssimas) e você pode manifestar interesse nos posts com vagas na página Careway no Facebook. Uma vez selecionado para a entrevista com a família, você deve primeiro fazer uma entrevista rápida na empresa para confirmar suas informações e etc.
- Caso você consiga um emprego pela Careway e por algum motivo deixar de trabalhar para a família antes que o contrato pré estabelecido acabe, sua ficha é retirada como candidato a futuras vagas. 

*Uma vez que não há restrições para que o anunciante a vaga de Au Pair seja mulher. Há restrições para passagem pela polícia, mas nada referente ao sexo. Pessoalmente não vi nenhum anúncio a procura de homens neste site. Informação deve ser confirmada com a empresa.


KANGAROO AU PAIR
Cadastro: Free e Premium
Países Cobertos: Irlanda e Reino Unido
Emprego para Homens: Sim (opção existente no site)
Propostas: Pelo site e e-mail
Descrição: O Kagaroo Au pair é um site simples, fácil e prático. Os perfis são vistosos, com as informações principais em destaque e sua foto em tamanho legal.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Apesar do sistema de filtragem de buscas ser simples, ele é bom o suficiente para encontrar os candidatos a vaga. As opções incluem nacionalidade do candidato, experiência, habilitação para dirigir, sexo, se o candidato concorda com tarefas domésticas simples e outros.
- O envio de vagas por e-mail não é muito obm, então fique sempre de olho no site, nos perfis de famílias e capriche no seu perfil e especialmente na foto, que aparece mesmo sem abrir o perfil completo.
- A conta premium é de €29,00 por 60 dias e possibilita que você consiga ver o contato da família antes deles mostrar seus interesses.


AU PAIR IRELAND
Cadastro: Free e Premium
Países Cobertos: Irlanda
Emprego para Homens: Sim. Apesar de não haver uma opção expecífica, uma das respostas do FAQ do site ser que você pode se cadastrar normalmente e incluir uma foto.
Propostas: Pelo site e-mail
Descrição: O Au Pair Ireland é assim como os demias sites citados, um site baseado em cadastro, e-mail com atualizações e busca por filtragem. Há opções de au pair, nanny, babysitter, etc.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Alerta por e-mail como os sites acima citados. Os e-mails podem ser filtrados por cidade, tipo de trabalho, carga horária e experiência.
- O sitema de buscas é extremamente simples, mas cumpre seu papel.


AU PAIR IN IRELAND *
Cadastro: Free mediante a taxa quando uma família contratar seus serviços
Países Cobertos: Irlanda
Emprego para Homens: Sim. Mas como são raros, as propostas para rapazes são enviadas por e-mail.
Propostas: Mensagens de texto via celular
Descrição: O Au Pair in Ireland de fato tem o nome parecidíssimo com o site acima citado, mas é completamente diferente até mesmo nos serviços oferecidos. A maioria das garotas que contratam os serviços do site se refere como terem conseguido pela Greyce, que é a brasileira responsável pelo serviço, além do trabalho de sua assistende Jô.
Pontos Interessantes e Importantes:
- Apesar do site estar em português, seus serviços também são destinados para pessoas de outras nacionalidades, então se você tem um(a) amigo(a) estrangeiro(a), indique.
- O serviço consiste em você se cadastrar preenchendo devidamente os formulários disponíveis no próprio site e concordando com as cláusulas, por isso leia com atenção para não restar dúvidas. Eles serão rapidamente analisados e logo você estará cadastrado(a).
- Você receberá as oportunidades de emprego via mensagens de texto em seu celular, sendo elas geralmente filtradas de acordo com suas preferências enviadas no formulário. Se não houver interesse na vaga, simplismente ignore a mensagem. Mas se você estiver interessado, siga as instruções ao final da mensagem para manifestar seu interesse na vaga.
- A Greyce e a Jô irão enviar seu perfil para a família juntamente com de outras garotas. A família por vez, irá filtrar os perfis com os quais ela quer fazer a entrevista. Se você for selecionada, uma mensagem de texto será enviada confirmando sua presença na entrevista com dia e horário. Confirmado, elas lhe enviarão o endereço e telefone da família.
- Caso a família a contrate como Au Pair, você deve pagar pelos serviços via depósito em conta. O valor é de €200,00 e só é pago caso você seja contratada.
- Apesar de não ter utilizado, eles oferecem também o serviço de arranjar o emprego de Au Pair antes mesmo de você viajar para o seu destino, selecionando uma família de acordo com seu perfil. Para esse serviço, entre em contato pelo e-mail aupairinireland@gmail.com.

* Foi através deste serviço que consegui meu emprego como Au Pair. O serviço é muito bom e uma verdadeira "mão na roda", já que as entrevistas são marcadas para você (que já é meio caminho andado) e o valor ser pago somente no ato da contratação, o que lhe dá tempo de reservar este valor. Minha impressão pessoal: vale sim muito a pena. O valor pode parecer incômodo, mas o que você gastaria semanas tentando conseguir uma única entrevista de emprego, é o que você gasta fazendo essas entrevistas marcadas pela Greyce e a Jô. Dica de ouro!


                 Agora não há mais grandes desculpas e você pode correr atrás da sua família postiça. Próximo post: A entrevista.

2 comentários:

  1. From Kangaroo Au Pair we want to express our gratitude for mentioned our website in your blog.
    Several au pairs are coming to us through your website.
    Thanks a million!
    The Kangaroo Au Pair team.

    ResponderExcluir
  2. tem como ser Au Pair sabendo o basico do basico de ingles?

    ResponderExcluir

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!