domingo, 8 de abril de 2012

A Páscoa, os Ovos e as Tradições


              E primeiramente: Feliz Páscoa a todos!
              E sim, se sua pergunta for se os ovos de chocolate também são tradicionais por aqui. Mas muito além de chocolate, a época da Páscoa jamais deixou de ser uma data de importância religiosa para os cristãos. E por ser uma semana de tanta expressão para os irlandeses, vamos dar uma pincelada de como são as coisas por aqui neste período.


Hot Cross Buns. Algo como "Pães Quentes em Cruz"


                Durante a semana da Páscoa, é tradicional na Irlanda os Hot Cross Buns, que nada mais são que pães doces com passas e o desenho de uma cruz feita com a própria massa ou glacê. E a cruz é justamente a simbologia da importância religiosa da data.


Carne de cordeiro
                  
                    Diferentemente da tradição brasileira de não comer carne vermelha e sim peixe, na Irlanda a tradição é outra. Durante a sexta-feira santa (ou sexta-feira da Paixão) os irlandeses também não consomem carne vermelha, enquanto no domingo de Páscoa é tradição um almoço familiar com carne de cordeiro a ser servido.
                   A Páscoa, para os irlandeses, é a data mais importante depois do Natal. Como dito anteriormente, a ocasião é especial e reúne toda a família para um belo almoço.
                   Outra duriosidade é que o Christmas Pudding, tradicional do Natal, também costuma ser servido nesta época. As famílias mais tradicionais preparam um Christmas Pudding extra no final do ano e reservá-lo justamente para a Páscoa. Não, ele não estraga fácil.


Christmas Pudding
                
                   Quanto aos ovos de chocolate, eles são guloseimas de adultos e crianças, mas a diversão de encontrá-los é reservada para os pequenos. Isso porque é comum que no dia de Páscoa sejam escondidos ovos de chocolate no jardim, como se (SPOILER: SE VOCÊ TEM MENOS DE 10 ANOS NÃO PROSSIGA)....... o coelho da Páscoa que tivesse deixado para a criançada. Mas todos sabemos quem de fato foi. Menos você que tem menos de 10 anos e decidiu proceguir a leitura até aqui.


Jessica caçando os ovos de Páscoa no jardim.
O primeiro estava dentro da casinha da cachorra.

Outro do lado da churrasqueira! O coelhinho foi generoso.

E não é que o coelhinho estava de bom humor?
Deixou até para mim ao pé da escada do meu quarto.

Esse coelho tem bom gosto. Humm...

..... e nome(s) também.

Entusiasmo da Lola no dia de Páscoa

4 comentários:

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!