domingo, 6 de novembro de 2011

Cenas - Halloween

                Muito diferentemente do Brasil, o Halloween não é só uma data para festas a fantasia. O Halloween é parte da cultura da Irlanda e uma data muito bem recebida e lembrada.
                As vitrines de lojas e janelas e portas das casas ganham temática fantasmagórica da data, com direito a teias falsas de aranha, esqueletos, morcegos, abóboras e outros. Os supermercados se enchem de prateleiras repletas de guloseimas coloridas, baldinhos, guloseimas, fantasias, guloseimas, enfeites de halloween e, lógico, mais guloseimas. A pilha de latas de bombons bloqueia a vista dos caixas e os pacotes de bala de goma parecem saltar na sua frente. 
               Salvo a atenção voltada para os pequenos, os adultos também se divertem. As lojas oferecem fantasias para todos os gostos, desde os mais sensuais (popular entre as moçoilas solteiras) até os cômicos (como Elvis Presley na fase rechonchuda). Algumas mulheres agendam horário na chiquérrima loja Brown Thomas para fazer sua maquiagem com uma profissional e irem para a festa impecáveis.
               O destaque da data é para as crianças, que na noite do dia 31 saem pelo bairro tocando as campainhas das casas vizinhas gritando em coro "Trick or Treat?" (o famoso "gostosuras ou travessuras"). Aparecem à porta dinossauros, piratas, super-heróis, fadas, bruxas, princesas, vampiros e até um pai vestido do famoso Wally (de Onde está o Wally?).
Após muitos doces distribuidos, a verdade veio à tona na casa onde moro com uma família irlandesa: os doces acabaram!
               E agora? Apaguem as luzes da frente da casa, pois não há mais doces a dar. E apesar disso um último pequeno se aventurou a tocar a campainha. Na falta de guloseimas, o pai estendeu um único grande pacote de salgadinhos que estava na despensa para o menininho que encheu os pulmões e gritou: - Uaaaaaaaaaau! Um pacote de salgadinhos gigante só para mim! Obrigado, obrigado, muito obrigado! - E saiu correndo agitando o pacote deixando o pai à porta gritando somente "Happy Halloween!"


Abóboras enfeitam discretamente casa.
Guloseimas sendo "estocadas" na despensa.
Dia de Halloween na casa que moro como Au Pair. Muito novinha, a pequena ficou em casa.

Pais à porta recebendo a criançada
Um botão de chocolate para o papai
E um botão de chocolate par amim também!
Até o caçulinha entrou na brincadeira
 

2 comentários:

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!