sexta-feira, 18 de março de 2011

St. Patrick's Day

            Todos os anos há uma semana que a Irlanda espera.
            Todos os anos há um dia dessa semana que a Irlanda espera.
            Todos os anos há o Saint Patrick’s Day... que a Irlanda toda espera.
            Comemorado todo dia 17 de Março, envolve dança, competições, música e uma parada na O’Connell Street, no caso da cidade de Dublin.
            A festa anual celebra Saint Patrick (São Patrício em português), um dos padroeiros da Irlanda, que foi, segundo a história, um dos responsáveis pela catolizaçãos dos celtas pagãos. Este dia é normalmente comemorado no dia 17 de Março, dia da morte de Saint Patrick. Apesar de o dia 17 ser o principal dia, a semana deste dia tem diversas programações culturais e esportivas, como corrida de canoas e competições de música e dança. Os irlandeses se tornam mais patriotas neste dia, e os estrangeiros entram na onda e se tornam um pouco mais irlandeses.

            As pessoas, sejam elas irlandesas ou estrangeiras, se vestem com acessórios de cor verde, com desenhos e motivos de trevos e leprechauns, saindo às ruas para desfrutar dos diveros programas e para ver a parada que acontece na O’Connell Street (no caso de Dublin). No caminho você pode comprar suas tranqueirinhas nas barraquinhas para entrar no clima, como chapéus, gorros, tiaras, mãozinhas de espuma, pintura no rosto, copinhos de trevos e etc...

           Apesar de não ter a proporção do Carnaval brasileiro, vale sim a pena acordar mais cedo neste dia e ir ver a parada. Aliás, fica justamente como dica o “acordar cedo” se você quiser ver a parada mais de pertinho, ao invés da visão de centenas de cabecinhas na sua frente.
Muito antes de a parada começar, as pessoas já se amontoam aos montes para ficar o mais próximo da grade, onde a visão é privilegiada e onde geralmente ficam os pequenos, que sempre ficam com os olhos brilhando com os personagens que passam desfilando.

           A parada é dividida em Atos, como uma peça de teatro. Cada ato é apresentado por uma cidade, região ou até cultura diferente (como no caso dos franceses e filipinos na parada de 2011). Cada qual com o seu tema e seus detalhes especiais.
           Terminada a parada (que é de longe o programa mais esperado), as famílias voltam para casa e os jovens e estrangeiros tem a mesma idéia brilhante: ir ao Temple Bar. Não o pub Temple Bar especificadamente, mas a região, que formiga, fervilha, explode de tanta gente. É quase impossível andar por lá após a parada. As pessoas se encolhem para arranjar um espaço para ficar de pé nas ruas, os pubs tem pessoas amontoadas na porta (na esperança de conseguir entrar), pessoas cantam no meio da rua, as máquinas fotográficas disparam sem parar, a música toca mais alto que o usual e o clima parece o do Brasil quando ganha uma Copa do Mundo. Neste dia todo mundo é mais “irish”... neste dia todo mundo é mais feliz!



Todos (em especial as crianças) esperam ansiosas pelo início da parada.
12:16 e a parada pragramada para as 12:00 ainda não havia começado.
Diveros personagens interagem com o público, como este vampiro.
Não diga que parecem Pringles, eu já ouvi isso.
Justamente a melhor foto em grupo, foi a que pisquei.
Em gaélico: Póg Mo Thón.
 Em português: Beije minha Bunda.
Zélia e Douglas na região do Temple Bar.
Irlandês? Olhe de novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!