quarta-feira, 28 de março de 2012

À Minuta - Bolo de Caneca / Mug Cake

A realidade*
INGREDIENTES
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó**
- 3 colheres (sopa) de açúcar***
- 4 colheres (sopa) leite
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 ovo pequeno
- 1 colher (café) de fermento

MATERIAIS
- 1 caneca média ou grande
- Microondas

PREPARO
- Quebre o ovo dentro da caneca e bata com um garfo para que ela se torne homogênia, a última coisa que você quer é encontrar um pedaço de clara de ovo cozida no bolo.
- Em seguida, adicione o óleo, o leite, o açúcar e o achocolatado e bata bem com o garfo.
- Em seguida adcione a farinha e bata misturando bem para não deixar "bolinhas" de farinha.
- Com a massa homogênia, adicione o fermento e misture delicadamente. A consistência da massa é mais rala que a do bolo comum de forno, portando não há necessidade de colocar mais farinha ou seu bolo ficará duro.
- Leve ao microondas e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos na potência máxima.

DICAS e OBSERVAÇÕES
* Há fotos muito mais bonitas na internet, mas resolvi colocar essa menos "glamurosa" para ilustrar como o aspecto do seu bolo ficará muito provavelmente. Assim você não ficará preocupado que seu bolinho não está como os das fotos de propaganda.
** O achocolatado pode ser o tradional para bebidas (que geralemtne já vem adoçado) ou o para culinária (geralmente não adoçado). Se você não gosta ou não quer um bolo de chocolate, exclua o achocolatado e adicione na receita 1 colher de açúcar e 1 de farinha de trigo para compensar.
*** Mais doce ou menos doce, quem dita é você, mas vale lembrar que alguns achocolatados já vêm adoçados, então cuidado para não exagerar na dose de açúcar.
- Não faça o bolo em caneca muito pequena (a massa crua não deve ficar perto da boca da caneca), pois ao cozinhar ele irá transbordar.
- Quando você ligar o microondas você logo verá o bolo começar a crescer, e dependendo do tamanho da xícara ele vai crescer além da altura da "boca" e quando você abrir o microondas ele vai dar uma murchadinha. Mas é normal.
- Para saber se o bolo está no pronto, espete um garfo ou palito no meio do bolo e se ele sair seco é porque está assado direitinho. Caso contrário, deixe mais um minutinho até cozir direitinho.

Um comentário:

  1. Muito bom esse negocinho! \o/
    Comi de banana e choco xD~
    O divertido é ver o bolinho crescer lá dentro do micro-ondas heh...

    ResponderExcluir

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!