domingo, 22 de janeiro de 2012

Au Pair - Entrevista



                  A entrevista é o grande passo para que tudo dê certo e você logo comece a trabalhar como Au Pair. Mas assim como qualquer entrevista de emprego, seja ela em português, inglês ou outro idioma, ela costuma deixar muita gente ansiosa. E para deixar você mais relaxado e confiante, este post abordará os pontos mais relevantes do que parece (mas não é) um bicho de sete cabeças.

 Dias antes da Entrevista
                 Ao contatar a família, ou receber do site/agência, o endereço da casa da família, não deixe de pesquisar como chegar lá e quanto tempo você precisará para isso. As questões importantes são:

Onde?
Verifique o endereço e anote pontos de referência para se localizar mais facilmente. Essas informções lhe ajudarão a chegar mais facilmente ao local e até encontrá-lo caso você se perca.

Como?
Ônibus, Dart ou Luas? Verifique a região e quais meios de transporte existem por perto. Na maioria dos casos, há ônibus perto, e mais, o ponto geralmente fica em frente ao lugar desejado. Anote as dicas que lhe pouparão tempo:
Luas ou Dart: Verifique a região e o nome desta região (por exemplo: Dublin 6 - Milltown). Entre no site do Luas ou Dart e verifique se há estações próximas ao lugar desejado.
Ônibus: Entre no site do Dublin Bus. Na parte superior do site clique na aba "Timetables", digite o número do ônibus (se você souber) ou local para informações detalhadas como horário e trajeto.

Quando?
Escolhido o meio de transporte, verifique então o horário que será necessário sair de casa e pegar o Luas/Dart/ônibus. Atente-se ao fato de que o Dart tem intervalos de pelo menos 10 minutos entre um trem e outro (que pode ser previamente visto no site). O Luas tem intervalos normalmente curtos (de 3 a 6 minutos), o que é muito bom. E o ônibus possui horários pré-estabelecidos, portanto certifique-se de chegar minutos antes no ponto, pois pode sim acontecer de ele passar 1 ou 2 minutinhos antes também. E uma vez que você o perde, há itinerários de intervalos que variam de 15 minutos a mais de 1 hora. Então programe-se!

Prepare 
Uma cópia atualizada do seu curriculum para facilitar a entrevista. Isso evita que a família faça perguntas repetidas, possa fazer anotações no verso e tenha seus dados caso eles esqueçam.

Faça
Se você não estiver segura quanto ao seu inglês ou sabe que vai ficar muito ansiosa, ensaie as questões mais comuns das entrevistas. As perguntas variam de acordo com a necessidade de cada família. Mas há aquelas perguntas básicas que são feitas mesmo que seja para confirmar o que está em seu curriculum.

- Quando você chegou e quando vai voltar ao seu país? (noção de quanto tempo você poderá ficar)
- Pretende ficar mais? Renovar o visto? (geralmente levantado por famílias que querem au pairs a longo prazo)
- Qual seu horário de aulas? (para saber se a rotina deles se adequa a sua)
- Há possibilidade de você mudar o horário de aula? (caso os horários não "batam")
- Você gosta de cachorros/gatos/etc? (caso a família tenha animais de estimação)
- Onde você está morando atualmente? Sozinha? (geralmente para ter noção da distância e tempo)
- Você sabe passar roupas/cozinhar/etc (caso a vaga exija alguma tarefa doméstica)
- Você tem namorado? (algumas famílias preferem au pais solteiras)

 Dia da Entrevista
                Se você se organizou antecipadamente, não há muito o que fazer de específico. Mas ficam as dicas:

- Não saia no último minuto. Especialmente se você mal conhece onde fica o ponto de ônibus ou não tem certeza de quanto tempo vai levar o trajeto.
- Leve um papelzinho com o endereço, telefone e pontos de referências marcados.
- Se por algum motivo você for se atrasar, ligue para a família para avisar.

Apresentação
Você é candidata a uma vaga de Au Pair, que é sinônimo de família. Portanto atente-se a:
1 - Atenção as roupas que você irá na entrevista. A última impressão que você passar é de que você veio para desfilar de salta alto, shortinho e decote exagerado na frente da família (especialmente do pai). Isso é suicídio profissional! Cuidar de crianças também não requer roupa social. Sensibilidade na hora de escolher a roupa.
2 - Corte as unhas compridas. Unhas curtas lhe dão a segurança de que você não irá arranhar acidentalmente a criança, além de transmitir que sua preocupação é o bem estar das crianças e não para impressionar o pessoal nas suas ocasionais baladas pelo centro da cidade. Além de ser mais higiênico.
3 - Cara limpa ou maquiada, tanto faz. Desde que se optar pela maquiagem, não pareça que você vai para uma balada com seus olhos super delinhados com sombra abóbora purpurinada.

Durante a Entrevista
- Interaja com as crianças! Você está ali para isso. A família jamais a contratará se as crianças não se simpatizarem com você, por maiores que sejam suas qualidades.
- Se a família possui bichinhos de estimação, dê atenção a eles também. Cães e gatos são nada mais que um membro da família com patas.
- Sorria! (Você pode fazer melhor. Eu disse SORRIA!)
- Não adianta você ficar falando que é formada em Jornalismo, Arqueologia e Engenharia Nuclear se você não mostrar interesse, interação e carisma com as crianças durante a entrevista. Sua formação no Brasil serve (contrário à exceções excepcionais) para seus interesses no Brasil. Aqui você quer ser Au Pair.
- Principalmente se for uma vaga Live In, tente entrar em sintonia e ver se você também se sentiu confortável com a família. Afinal, eles serão as pessoas com quem você irá conviver.
- Você é quem irá cuidar do bem estar e felicidade das crianças, portanto nada de falar dos seus problemas da vida na entrevista. A família não é obrigada a ouvir ou a te contratar porque você não tem dinheiro para comprar sapatos novos ou porque brigou com o namorado.
- Se você veio ao país com seu namorado, tenha consciência de que se você está procurando trabalho, é porque quer trabalhar. Deixe esse e outros assuntos esclarecidos com seu parceiro. Afinal de contas, a família não quer ter problema de au pair desistindo do emprego por causa de namorado. E por esse motivo que algumas famílias preferem au pairs solteiras.
- Este é um momento para você também tirar suas dúvidas sobre algo que ficou vago. A última coisa que você quer é ser contratada e não saber que era para você morar com a família, por exemplo.
- RELAXE! Não porque todos falam a mesma coisa. Mas porque de uma forma geral, as famílias são simpatissíssimas, amigáveis e compreendem que você pode não entender alguma coisa. Ou senão eles não optariam por uma au pair, e sim por uma babá local. Se você não entender alguma coisa, peça para REPETIR ou para que ela fale um pouco mais devagar.
- A entrevista não costuma demorar mais que 10 minutos. Algumas famílias podem pedir que você volte outro dia para que você passe um tempinho com eles e assim decidirem por quem será escolhida, caso eles estejam em dúvida.


Depois da Entrevista
- Muitas famílias ligam ou mandam mensagem para dar a resposta (mesmo que negativa). Se você estiver contando com uma resposta para poder fazer outra entrevista ou aceitar outro emprego, mande uma mensagem perguntando educadamente.
- Você pode até ficar triste se não conseguir nas primeiras tentativas, mas não desanime de forma alguma. Pensamento positivo reflete em atitudes positivas, que influenciam seu semblante nas entrevistas.
- Se você conseguir a vaga, primeiro respire fundo, sorria (SORRIA) e dê um grande parabéns para si mesma. Acerte os últimos detalhes com a família, como data de início ou mudança e relaxe!






2 comentários:

  1. Muito legal e esclarecedor o post. Será extremamente útil para muita gente!

    Parabéns. (:

    ResponderExcluir
  2. É possivel Arrumar um emprego enquanto é Au pair?

    ResponderExcluir

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!