quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quero Trabalhar 01 - Resumo da Saga

            
             Imagino que uma das maiores (se não a maior) preocupação do intercambista que vai a qualquer país, é como se sustentar, ou seja, arranjar um emprego.
             Essa palavrinha, emprego, bate à cabeça como uma grande marretada, uma pressão por parte de cada um de nós e preocupação maior dos pais e entes queridos que ficam no Brasil.
             Este é o primeiro post da saga sobre empregos, além também do post que está sendo preparado sobre Au Pair.
Eis, pela primeira vez no blog o assunto mais polêmico que comer batatas todos os dias. Bem vindo aos posts sobre emprego!

 O QUE A MAIORIA ESPERA
             No seu plano, você irá para seu país destino convicto de que irá sair distribuindo currículos e se increvendo em tudo quando é site de empregos existentes. Sendo assim, você faz as contas nos dedos e calcula que estará trabalhando em no máximo 2 meses.


O QUE A MAIORIA FAZ
             Fica hipinotizado com todas as novidades, cenários, preços, pessoas, idioma, tudo. É realidade que o primeiro mês é o que pesa mais no bolso, pois você tem que regularizar-se e estabelecer-se, o que significa taxas, valor calção para o apartamento, aluguel, passe de transporte, etc. Controle-se para não gastar muito e ficar desesperado para encontrar um trabalho. E como tudo ainda é meio confuso e você não está muito seguro de sair pelas ruas com o conhecimento do idioma que possui e um maço de currículos embaixo do braço. Logo, você recorre a internet e aos sites de emprego.


ERRO FATAL E COMUM
             Um erro fatal e muito comum é justamente recorrer aos sites de emprego e ficar plantado na frente do notebook achando que isso lhe trará emprego. Acredite por experiência nossa, isso não acontece! Não despreze o cadastro em sites de emprego, pois eles são sim uma oportunidade de encontrar um emprego, mas não basta isso. Imprima currículos e saia às ruas. Olhe nas vitrines e portas, pois os estabelecimentos costumam colocar avisos de necessidade de funcionários.
             Pode acontecer da pessoa que lhe atender pegue seu currículo para ser analisado, como pode ser que por um golpe de sorte, ela te contrate na hora. A preferência costuma ser para aquele que vem entregar o currículo e se apresenta do que para aquele que senta no sofá e distribui currículos na internet sem mesmo um rosto.


SEJA HUMILDE E REALISTA
             Não é porque eu e o Diego somos formados em Publicidade e Propaganda, que viemos pensando que arranjaríamos empreço em uma agência de publicidade. Não importa se você é nutricionista, veterinário ou sapateiro, se seu inglês não está aprimorado para uma conversa sobre sua área de atuação. Não há como saber o que o cliente precisa e/ou dizer o que ele deve fazer se você não tem condições de se expressar. 
             Profissões como cozinheiro, hoteleiro, diarista, técnico em informática, entre outros são mais fáceis de encontrar empregos mais próximos de sua área de atuação, por muitas vezes não necessitar (ou necessitar o mínimo) de comunicação com o cliente. Mas áreas de comunicação são quase impossíveis sem inglês bom para ser falado e entendido.
             Se seu compreendimento do idioma for bastante considerável, você pode procurar por empregos que exijam certo contato com o cliente, como garçons, atendente/caixa de estabelecimentos, etc.
             Então seja humilde e realista e procure (e aceite) funções como vendedor de jornal na rua, faxineiro, segurar placas durante horas de pé, motorista de Ecocabs, e outros que você talvez não aceitasse no Brasil. Afinal, você não está no Brasil e muito menos falando inglês de sotaque americano com outros que falam "tanto" quanto você. Você descobrirá que o inglês em si é fácil, mas sua cara quando ouvir um nativo com sotaque e tudo é de filme de horror.


MALANDRO É O GATO, QUE NASCE DE BIGODE
            Vai montar seu currículo? Então vai a dica. Não é bonito mentir, mas tão menos é bonito passar necessidade (acredite, conhecemos um brasileiro que chegou no limite).
            Ao preparar seu currículo você tem que colocar o que é pertinente à função que irá exercer. Isso significa não ter necessidade de colocar que você é cantor e não colocar que sabe lavar pratos, caso seja o que você preocura por exemplo. (Se você que está lendo lava pratos em casa, não minta que nunca deu de cantor na pia também!)
            "Ok, ok, Vanessa, mas o que você quer dizer com isso? Eu não sei lavar pratos!".
Isso significa que um Pub jamais dará preferência para uma pessoa que pode quebrar todos os pratos. Treine onde você estiver, pergunte para a mãe, para a sogra, assista vídeos no You Tube, não interessa, é fácil aprender se você realmente quiser. Lógico que você não vai colocar que trabalhava no Brasil costurando vestidos de gala se você não sabe colocar a linha na cabeça da agulha! Tenha bom senso e isso vai te ajudar.


ENTREVISTA E O FAMOSO TESTE
            Pode ser que o potencial contratante peça uma entrevista para peneirar e/ou escutar da sua boca o que você escreveu no seu currículo. A verdade é que as entrevistas não demoram mais que 10 a 15 minutos em média. Tente manter a calma pois a maioria dos irlandeses são pessoas simpatissíssimas.As questões geralmente levantadas são quando você chegou e quando vai voltar para o Brasil. Se há possibilidade de você trocar de horário das aulas, e logicamente, se você sabe fazer aquilo para qual se candidata.
            Não precisa necessariamente ir de traje social para o emprego de lavar pratos, mas tenha bom senso como teria em uma entrevista no Brasil. Afinal, mesmo na cozinha de um pub, você faz parte da imagem deles.
            O que pode acontecer também é que o contratante solicite um ou mais dias de teste para avaliar se você está apto para a função. E é nessa hora que você tem que ter cautela. Não é porque você está fazendo o teste que é sinal de que será contratado. Um dia de teste sem contratação é triste, mas é superável. Mas uma semana de teste sem contratação é motivo para querer enforcar-se com fio dental. Isso significa que deve partir de você também ter sensibilidade de detectar se a pessoa não quer abusar da sua vontade de trabalhar lá, fazendo-o lavar pratos 15 horas de pé durante 1 semana para não contratá-lo e fazer o mesmo com outro candidato.


SALÁRIO NA MÃO
            O salário diferentemente do Brasil, não é calculado por dia e recebido no final do mês. Aqui há valor por hora trabalhada, sendo o valor mínimo de €7,65. Grande parte dos empregos que você encontrará não cobre esse valor, mas acredite, mesmo um pouco abaixo dá para viver bem.
            A maioria dos lugares paga por semana. O valor é calculado multiplicando a quantidade de horas trabalhadas por dias trabalhados. Então se o dinheiro parece sumir na sua mão, cuidado para não se empolgar gastanto só porque você recebe todo final da semana. Monte uma planilha no notebook, ou em uma folha de caderno, qualquer lugar, mas tenha controle do dinheiro que entra e sai tendo sempre a consciência de despesas inevitáveis como aluguel e conta de luz.


QUERO MUDAR DE EMPREGO
            Antes de se demitir, pergunte-se e seja sincero na resposta: Por quê?
Se for porque você simplismente não gosta do emprego, tenha um plano estratégico que envolva manter-se com o dinheiro que você possui enquanto procura outro emprego. Pode ser que você encontre no outro dia, como pode ser que você não dê sorte na primeira semana.
            Se você quer ganhar mais porque seu amigo ganha mais que você, avalie a possibilidade. Seja realista e veja se talvez ele não ganhe mais porque ele tem a habilidade de fazer o que faz muito bem ou porque deu muita sorte. Pois não significa que um emprego igual ao dele cairá sobre você.


DICAS
- Se você tiver algum contato irlandês, pergunte-o se pode usá-lo como referência no seu currículo. Isso lhe dá mais credibilidade e segurança ao empregador.
- Sempre esteja pronto para trabalhar. O portunidades podem aparecer no meio da tarde de um currículo que você deixou em algum lugar.
- Não se atrase. Os brasileiros tem aquela mania do 5, 10 minutinhos de atraso. Os irlandeses são pontuais e você também deve ser.
- Tenha bom relacionamento com as pessoas do círculo de amizades do país onde está. Sejam eles brasileiros ou não, tenha bom relacionamento e contato. Muitos empregos vem de indicações de amigos que já estão trabalhando.
- Trabalho não quer dizer farra, compras e viagens todos os dias! Seja responsável e cuide da saúde financeira da sua conta. Caso contrário, volte para o Brasil ou enforque-se com o fio dental.

Um comentário:

  1. RI muito com o post.Bem legal!!! Muito informatico, poste as melhores sugestoes e salarios :D
    abraço

    ResponderExcluir

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!