sábado, 30 de abril de 2011

Dicas de Viagem 07 - Encontrando uma Casa


                        Você chega a Dublin, fica em uma hostfamily ou república estudantil, aproveita o cansaço que só é proporcionado por ter que pegar o ônibus para casa e ve o tempo se encurtando para sair de onde você está. É hora então de começar a procurar um lugar para morar. Onde, o que, quanto e como? Aqui vão algumas dicas:


Onde:
             É inegável e uma verdade absoluta que os intercambistas, e principalmente os brasileiros, querem morar no centro da cidade, e de preferência "grudado" com a escola onde estudam.
             Morar no centro da cidade, assim como em qualquer cidade grande, tem seus contras. Os irlandeses nativos não gostam de morar no centro da cidade. As famílias preferem morar em bairros afastados, onde as ruas são calmas e as casas são todas umas iguais as outras. Isso porque o centro é sinônimo de bagunça e "problemas", por isso são evitadas. Mas quando você é um intercambista, morar no centro é tudo o que você mais deseja: perto da escola, perto de onde você provavelmente irá arranjar um emprego e perto dos pubs. É por esse motivo que o centro é um reduto de estrangeiros.
            Assim como em qualquer parte do planeta, há lugares mais desejáveis que outros, e no caso de Dublin, não é diferente. Assim como já falamos em outro post, a presença dos knackers (clique aqui para ver) nunca é desejável. Há algumas regiões onde há uma maior presença e concentração deles, e se você puder evitá-los, melhor. A verdade é que não há como ficar livre da presença deles, mas há como evitá-los.
Os lugares que são melhores evitar são:


- Smithfield
- Summerhill
- Mountjoy Square
- Parnell (do lado próximo a Summerhill)


O quê:
             Feito o levantamento das regiões, hora de ir marcar e ir visitar os lugares. Não deixe de levar o valor, ou pelo menos uma parte dele quando for visitar o lugar. Pois se você gostar do que ve, não deixe para depois ou para amanhã. Pois é quase certeza (90%) que você perderá a vaga para alguém que esteja com o dinheiro em mãos.
             Ao visitar a casa ou apartamento fique atento e informe-se do que a vaga oferece e se tudo funciona corretamente. O que é legal você conferir:


- A Internet e TV a cabo estão inclusas no aluguel?
- O aquecimento da casa é a gás ou elétrico? *
- Há aquecimento em toda a casa?
- Tudo funciona corretamente?
- Quais as regras da casa? (em locais onde já morem gente)
- Quais utensílios há na casa? (torradeira, panelas, talheres, etc...)
- Anote qualquer dano já presente na casa para não cobrarem isso de você depois


Obs: O aquecimento a gás é ligeiramente mais barato que o elétrico, mas em compensação, muito mais difícial de ser encontrado no centro.


Quanto:
             Como qualquer imóvel, o valor varia de acordo com o tamanho, localização, itens inclusos e logicamente, quantas pessoas irão dividir o aluguel. O valor mais baixo que você provavelmente conseguirá é em torno de €180,00.
             Lembre-se de que ao entrar no seu novo lar, é comum em 95% dos casos, que você pague um valor de depósito (geralmente no mesmo valor do aluguel, como uma cheque caução). Ou seja, o primeiro mês, é sim um pouco mais "pesado", mas este valor do depósito você irá reaver quando você sair do apartamento, pois você deve procurar uma pessoa para entrar em seu lugar, e esta irá pagar o valor equivalente ao que você pagou quando entrou.


Como:
Há formas e lugares diferentes de procurar seu novo lar:


- A escola é sempre um bom lugar para procurar. Sempre há alguém procurando também, e há a vantagem de você já conhecer um puco de quem pode ser seu futuro flatmate. Olhe também no mural da escola, se ela possuir um.


- Orkut. Como dizem alguns: o baile funk da Internet. Meio decadente, mas ainda eficiente. Entre em comunidades de brasileiros na irlanda e procure por posts relacionados a moradia. Há dezenas de pessoas anunciando.


- Sites. Há aqui alguns sites que você pode procurar por acomodações. O mais famoso é o www.daft.ie , onde você pode procurar por lugares para dividir com outras pessoas (sharing) ou alugar um lugar vazio.


Entenda o que dizem os Anúncios:
- Single: Cama de solteiro
- Twin: Duas camas de solteiro
- Double: Cama de casal
- Studio: Apartamento de um único ambiente, onde sala, cozinha e quarto são integrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!