quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cenas - Full Irish Breakfast


                   Idependente de que geração, você leitor, é, quais são as coisas que ilustrariam o termo "café da manhã reforçado"? Esse é aquele tipo de rotulação recorrente das propagandas de cereais, achocolatados em pó, bebidas como leite e vitaminas (frutas batidas com leite no liquidificador, ou "batida" para os gaúchos). Mas esqueça toda essa publicidade da Carochinha e conheça o verdadeiro significado de "reforçado".
                   Assim como os britânicos, os irlandeses tem o que é chamado de "brunch", que é o café da manhã reforçado tradicional. Atualmente, o brunch não é o café da manhã de todos os dias dos irlandeses. A cultura do brunch vem da idéia de que a primeira refeição do dia deveria ser a mais reforçada para que o corpo pudesse aguentar as atividades de trabalhos nos campos. Com o passar do tempo e mudanças de hábitos resultantes do crescimento industrial moderno, o café da manhã se tornou mais "leve". Compondo de torradas com margarina ou manteiga, aveia, cereais, sucos, café e chá. Mas isso não significa que o brunch ainda não seja popular. Muito pelo contrário, em localidades tradicionais mais afastadas da cidade grande, o brunch é parte de boa parte da semana, apesar de algumas famílias optarem por ter o brunch como um café da manhã especial aos finais de semana, quando a família está reunida e muitos não trabalham, podendo assim comer com tranquilidade.
                   O brunch irlandês, chamado por aqui de "Full Irish Breakfast" tem tradicionalmente à mesa: torradas, brown bread (pão tradicional irlandês), margarina/manteiga, geléias/marmeladas, feijão (que tem sabor totalmente diferente do feijão consumido no Brasil, sendo o molho levemente adocicado), cogumelos refogados, tomate ligeiramente assado, ovos, linguiça (também de sabor singular), rodelas de black pudding e white pudding (uma espécie de chorizo sequinho que tem sabor semelhante ao do kibe), fatias de bacon (que não é como o do Brasil, ele é mais parecido com presunto), folhas frescas como espinafre, chá, café, leite e suco.
                  Ufa! Só de citar já encheu o estômago.

Full Irish Breakfast que o Diego, Raisa e Roberto comeram em um pub próximo ao apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!