domingo, 6 de março de 2011

Batendo Pernas 03 - Wicklow

 Já assistiu o filme “P.S. Eu te Amo”?
(    ) Sim
(    ) Não
             Se você não assistiu, assista (mesmo porque além de bonito, quase todo mundo chora quando assiste, seja homem ou mulher).
             Se você assistiu (achou os cenários bonitos e chorou ou não), saiba que as lindas paisagens mostradas no filme foram rodadas em Wicklow, que fica próximo a Dublin.
             Não com o intuito de conhecer por causa do filme, mas por ser recomendado, fomos então passear por Wicklow através de um Bus Tour, que nada mais é que um ônibus turístico que vai fazendo paradas nos principais pontos turísticos.
              Há diveras empresas que prestam este tipo de serviço, e no nosso caso, compramos nossa passagem por €24,00 (valor de estudante) na O’Connel Street em um ônibus turístico estacionado ali. O valor parece meio salgado, mas vale cada cent.
              O motorista, devidamente uniformizado em um terninho azul, arruma seus óculos enquanto se apresenta para os passageiros do ônibus (brasileiros, portugueses, londrinos, franceses, australianos, alemães, entre outros). Simpatissíssimo, ele faz piadas, senta-se em seu banco, arruma o headfone e liga o motor.


              O tour começa já no centro de Dublin a caminho de Wicklow. Ele vai dirigindo e contando curiosidades sobre a cidade e o país, sempre de forma bastante descontraída.
              Logo notamos que a paisagem começa a mudar. Os predinhos de tijolo e pedras vão se transformando em campos cheios de plantas em cores do outono (ao contrário do tradicionalíssimo verde irlandês). E os Audis, Mercedes e BMWs logo somem e dão lugar a homens de calças sujas de terra, botas lameadas, segurando pelas rédeas um cavalo cinza escuro.
              Nossa primeira parada é para ir ao banheiro e tirar fotos dos arredores de uma pequena igrejinha com cemitério ao lado. As construções são antigas e bloqueadas.

Para não me acusarem de não ter fotos minhas.
Ao redor, uma espécie de bosque. As folhas ainda estavam secas e quebradiças, mas os musgos nos troncos permaneciam verde e úmidas.
  
Gatinho que seguia todo mundo que estivesse disposto a dar um lanchinho ou um carinho.

                       Descendo uma escada de pedras, há um riacho que passa por de baixo de uma humilde ponte. Aos pés da escada, ao lado, há um espaço cheio de bugigangas, pertences pessoais, santos e um crucifixo adornado de dezenas de terços. Uma espécie de altar para pedidos de proteção e outros.
Bia ajeitando sua cordinha "hippie"






               De volta ao ônibus, o motorista anuncia que a próxima parada será na ponte onde foram gravadas as cenas do filme “P.S. Eu te Amo”. Os passageiros (em especial as mulheres) deliram. No meio do caminho, campos de turfa de perder a vista e ciclistas que se aventuram por ali. Como dito antes, tudo ainda marrom por conta do outono e inverno.
               Chegamos a ponte e todos querem tirar fotos nela. Afinal, foi ali um dos lugares que o casal vivido por Gerald Butler e Hilary Swank fizeram tanta gente chorar.

Ponte do filme "P.S. Te Amo"

                      Ônibus novamente e vemos a paisagem passar pela janela (com o reflexo da jaqueta vermelha do Jonas no vidro). Então em uma curva, subindo um morro a visão de um lago tira o fôlego de todo mundo. Outra parada no “lago de Guinness”. Chamada assim pois parece a cerveja da marca irlandesa (negra com colarinho cor de creme). O pessoal suspira, dá gritinhos de emoção, tira um monte de fotos e...


 
Lago de "Guinness"
               
                Mais uma vez no ônibus.
                Desta vez a parada é para conhecer uma torre de vigia centenária. Não a única na Irlanda, mas uma das mais bem conservadas (segundo o motorista), um cemitério e os mais antigos teares ainda em funcionamento da Europa.

Torre de vigia. A entrada fica a 3 metros de altura por segurança.
Bia xeretando e Jonas invadindo a foto para dar um susto nela.


As letras IHS gravadas em algumas das lápides é abreviação de "I have Suffered", ou em português,
 "Eu Sofri", para àqueles que viveram os últimos instantes de sua vida em agonia.
O Jonas ficar em baixo de uma lápide parecia ser uma sentença a descer ao Inferno.
Mas esse menino o superou usando a lápide tombada como escorregador.
 Profanador profissional.
Eu disse: - Parece uma árvore de cenouras.
Jonas e Diego: - Parece uma árvore de outra coisa. Árvore de "torosso"!
Placa escrito "Tecelagem"
Loja de souvenir e produtos da tecelaria.
                 Se valeu a pena? Sim! E muito. Motorista-guia fantástico, paisagens inspiradoras mesmo no final do inverno (imagine quando estiver tudo verdinho) e diversão light, com direito a cantar no ônibus em coro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Post?
Gostou? Não gostou? Dá para melhorar?
Deixe seus comentários, dúvidas, críticas ou sugestões!